Críticas |
|
Especiais |
|
Tops |
|
Com a verdade m'enganas |
|
Série da Quinzena |
|
Poster | restoP |
|
Espelho meu, espelho meu... |
|
Motion Picture |
|
Actrizes Eternas |
|
Actores Em Ascenção |
|
Trailers em Rewind << |
|
Música de Fundo |
|
|
sexta-feira, agosto 05, 2005 |
Sorte Nula |
 Como é que este filme tem tanta gente a defendê-lo? Isto é mau. Muito mau. Imaginem o Seann William Scott em vez do Hélder Mendes, imaginem o Ashton Kutcher em vez do Rui unas, imaginem a Paris Hilton em vez da Carla Matadinho, imaginem a Shannon Elizabeth em vez da Isabel Figueiras. Agora imaginem que o realizador deste filme era o Paul Weitz. Estão a imaginar? Agora pensem lá bem se tinham gostado do filme? Óbvio que não. O único motivo pelo qual o filme é sobrevalorizado é por ser português. Recuperando um excerto da crítica que fiz ao filme "Os Imortais": Detesto aquela expressão "para um filme português está muito bom", quer dizer, ou está bom ou não está, não leva pontos de avanço só por ser português. Está também mais do que provado que para se fazer um bom filme o dinheiro ajuda, mas não é fundamental. Se a história é má não há dinheiro que encubra a desgraça. Exemplo disso são muitos dos filmes americanos. Por isso, há que julgar os filmes portugueses tal como julgamos os estrangeiros. Isto exprime na perfeição a disposição com que vou ver cada filme seja ele português ou não.
Não tenho problema nenhum em dizer que Sorte Nula foi dos piores filmes que já vi. Basicamente a ideia do filme é: não temos dinheiro vamos inventá-lo. Convidamos umas quantas caras bonitas e bastante populares (independentemente de saberem representar ou não) que estejam dispostas a ser rídicularizadas e fingimos que temos um um grande argumento porque lhe damos muitas voltas. No final apresentamos a coisa como vinda quase de Hollywood e chamamos-lhe o mais fabulástico filme português de que há memória.
O pior é que caíu tudo na armadilha. O nosso próprio Blockbuster. Mas, como é normal, os blockbusters são muito fumo e pouco fogo.
A história do filme é ridícula, por mais voltas que dê acaba por conseguir ser pior ainda. Vergonhosamente previsível.
A cena do Striptease merece um parágrafo só para ela. É de conhecimento comum que é preciso alguma sensibilidade para filmar nús ou corre-se o risco de parecer vulgar. Aqui o vulgar é ultrapassado. Nesta cena em específico perguntei a mim mesmo se ninguém tinha mudado de canal e estaria agora a ver o Playboy TV com banda sonora da MTV. É simplesmente mostrar mamas porque sim, porque se pode, e porque as meninas deixaram. Certamente uma imagem degradante para as mulheres portuguesas que não se põem a fazer strips no meio da rua por dá cá aquela palha. Bem mas chega de críticar esta cena porque há muito mais para dizer mal.
Meus amigos, já chega sermos enganados pelas americanices todas as semanas, não precisamos de ser estupidificados também na nossa língua natural.
Uma coisa é certa, ficou provado que um argumento não é bom apenas porque tem twists. É preciso que os mesmos façam sentido ou mesmo que não façam sentido que tenham algum propósito para o todo do filme. O que me leva de volta à cena do strip, era mesmo necessário contar a história daquele grupo de amigos? Que diferença faz o homem ter levado um tiro na cabeça se já estava morto de qualquer maneira?
Hélder Mendes e , surpreendentemente, Rui Unas, são as únicas boas interpretações do filme. A ideia não era ter actores mas figuras que se destacassem no panorâma nacional. Seja da música, da moda ou da televisão. O casting foi feito apartir da contabilização do número de revistas cor-de-rosa nas quais as figuras entravam. Tânia Miller tem uma representação no mínimo histérica enquanto Bruno Nogueira faz dele próprio, mas com uma farda da polícia. Valha-nos a boa opção de manter a Carla Matadinho e a Isabel Figueiras com o mínimo de falas possíveis.
Há filmes que de tão rídiculos metem pena, este é um deles. E quando achamos que nada pode piorar acontece isto: ....

(olhem com atenção para o lado direito da imagem)
A minha classificação é de: 2/10 Etiquetas: Criticas |
posted by not_alone @ 13:05  |
|
19 Comments: |
-
por acaso este post merecia ficar com um "sem comentários" luzidio, porque é o que este filme merece. concordo plenamente contigo.
-
deve ser medonhooo este filme...
-
Não o achei assim tão mau...Tomara muitos portugueses fazerem filmes destes, sem qualquer apoio financeiro...
Cumps. cinéfilos
-
O filme até estava bem fixe. E tu não te devias queixar muito porque viste uma versão pirata sacada da Net à borla. Se gostas de cinema, devias ter vergonha!
-
Não tenho vergonha, pelo contrário, dou me por muito feliz por não ter despediçado 5€ neste filme. Vergonha são filmes como estes e o preço a que o cinema está hoje em dia. Isso sim é uma vergonha...
-
Realmente... como é que podes estar a criticar um aspecto técnico do filme se a cena que apontas não está lá?! Simplesmente, não faz parte do filme!!! Vi o "Sorte Nula" no cinema (e até podia ter passado despercebido) mas, agora voltei a ver em DVD e a cena que mostras aqui não está no filme! Ridículo!!! Não sei onde arranjaste esta foto... nem se sacas versões piratas da NET... mas, devias ter mais cuidado! Primeiro, porque estás a escrever sobre coisas de que não sabes (afinal, os "filmes que tu vês” não são os mesmos filmes que vê quem realmente gosta de cinema e paga o bilhete ou aluga o DVD). E segundo, "piratear" é o mesmo que roubar. Triste... muito triste! Só mais uma coisa... gostei do "Sorte Nula" : )
-
Independentemente desta cena tudo o resto não deixa de ser mau. Se esta cena realmente só aparece no dvdrip é algo que me ultrapassa porque realmente não aluguei o filme nem o vi no cinema. Mas como disse no meu comentário anterior, ainda bem que não gastei dinheiro, porque acho que o filme não vale a pena. A cena em questão é só um pormenor há outras que aparecem e são bem mais ridículas que esta.
Já agora não concordo quando dizem que quem gosta realmente de cinema são os que alugam dvds ou vão cinema. Eu não gosto menos de cinema por sacar filmes da net, simplesmente acho um abuso pagar 5 € para ver um filme no cinema, especialmente quando alguns dos filmes que passam nos nossos cinemas não valem um tostão furado e têm péssimas traduções nas legendas. Ou seja estou a apagar por um produto que não me satisfaz.
P.S. Se puderem assinar os vosso comentários agradecia. Gosto sempre de saber a quem me estou a dirigir. ;)
Cumprimentos.
-
eu não sou adepta do coleccionar filmes a sacar da net, mas só gasto dinheiro num bilhete de cinema quando sei que o filme vale a pena, e isso meus senhores é o mais correcto digam o que disserem. Não ando a vomitar dinheiro para ir ver tudo o que aparece ao cinema, escolho muito bem e provavelmente depois ainda gasto um balúrdio a comprar o dvd em edição especial, isso é que é ser coleccionadora.
-
not alone, Entre outras coisas, calculo que não tenhas automóvel (nem nunca vás ter)... ou será que também roubas carros?! Não, talvez andes a pé... (ou será que estás satisfeito com o serviço e com a relação Preço/Qualidade dos transportes públicos portugueses?!) Enfim, isto são só dois exemplos do nosso dia-a-dia. E,já agora para o shadow, Como é que sabes que "o filme vale a pena" se ainda não viste o filme? Que tal começares a ter opinião própria?! (e não ires pelo que os outros te impingem) Espero que não levem a mal os meus comentários, afinal é para isso que este espaço foi criado, certo?! : )
-
Fazes muito bem em fazer uma selecção dos filmes que queres comprar (até porque não há casa que aguente comprar todos os DVDs -por exemplo, falta de espaço). Mas, espero que faças essa escolha de uma forma honesta - alugando os DVDs - é isso que eu faço! (por uma questão de qualidade - som, imagem, etc. e porque adoro ver os Extras : )
-
Paixão: tenho carro, infelizmente ainda n dá para fzr download d gasolina da net porque senão tinha o meu problema resolvido. Nesse caso a alternativa são os transporttes e uma vez q já pago o seguro ao menos que usufrua do automóvel :P Eu não obrigo ninguém a fazer downloads da net. Fica na consciência de cada um, e a minha está tranquila. E é claro que vou ao cinema, mas, uma vez que não posso ver todos os filmes que gostaria, faço uma selecção, e os outros inevitavelmente tiro da net. Mas normalmente são filmes que de outra forma não os veria. Como é o caso deste Sorte Nula, se me tivessem convidado para o ir ver ao cinema diria q não. Assim como nunca o alugaria sabendo que há alternativas que me chamam mais à atenção. Mas como gosto de ver para poder criticar saco da net. Até posso ter uma boa surpresa e nesse caso, até compro o dvd, porque também sou um grande adepto dos extras ;) Também já se deu o caso de ver um filme sacado da net e gostar tanto que acabei por ir ver outra vez no cinema. É tal e qual como referi noutro comentário o que diz respeito à música da internet. Não acredito que nunca tenham sacado nenhuma música ou até um album inteiro. Pois lamento informar mas é tão crime como os downloads de filmes. Portanto deixemo-nos de hipocrisias e aceitemos as coisas como elas são. Muita gente saca filmes da net. Outros sacam músicas. Somos todos uma cambada de ladrões ! :P
p.s. Não me aborrece nada os comentários menos positivos, tal como disseste é para isso que este espaço serve. Por isso obrigado e espero ter mais comentários teus. :)
-
porquê a mania de achar que se eu acho que um filme vale a pena e outro não estou a seguir ideias dos outros? que mania irritante diga-se! eu não leio criticos não gosto que dêem classificações muito especificas aos filmes, não compro revistas como a premiere...não faço nada que me oriente directamente para um filme, tenho olhos na cara, um argumento que me pareça solido, um elenco que já me tenha dado provas de valor e um grande realizador é que me fazem ir ver um filme, por isso minha Paixão não sei o que é que tu fazes quando queres escolher um filme, mas eu sou bastante metódica porque valorizo a sétima arte e não veria o sorte nula, assim como não veria os fantastic four, e provavelmente não verei a ilha, são filmes que não me interessam, não têm nada que os faça marcar a história, logo dispenso-os. Ou é dificil de perceber?
-
Concordo perfeitamente contigo Shadow. Apesar de ter visto todos os filmes que referiste. Porque para poder criticar tenho que ver. E deixa-me dizer que a Ilha foi uma supresa. Não é um filme profundo, mas em termos de Blockbuster acho que está bastante bom. E Ewan McGregor está fabuloso.
(Este tópico está a ficar polémico, mas a polémica é que dá audiencias e assim há mais gente a visitar o blog :P)
-
Quando perguntei se também roubas carros, estava mesmo a referir-me ao preço/qualidade dos carros - o que é que os automóveis têm para serem tão caros?! Já agora, só mais uma coisa... quer tenham ido ver ou não, quer tenham gostado ou não podem ter a certeza que o Sorte Nula "marca a nossa história"- não é por acaso que foi o filme português mais visto em 2004 (no mesmo ano há vários filmes portugueses com 50, 100, 300, 1000 espectadores - uma vergonha!) e agora, é o filme português mais pirateado de sempre! : )
-
Pode marcar a nossa história, mas não quer efectivamente dizer que seja pela positiva. Os D'zrt tb são o álbum mais vendido e não é por isso que se aproximam de algo com qualidade. Alguns dos filmes portugueses a que te referes de 2004 estão "apenas" a anos-luz em superioridade de Sorte Nula. É o caso de O Milagre Segundo Salomé, Kiss Me, I'll See You In My Dreams, Noite Escura e A Costa dos Murmúrios. Não acho que seja de louvar que com obras tão boas as pessoas escolham ir ver Sorte Nula.
-
Pois... (podes ter muita razão, mas...) Gosto de cinema e só não vi no cinema "o Milagre Segundo Salomé". Uma coisa te digo: enquanto nos outros filmes algumas pessoas dormiam, no "Sorte Nula" deliravam e no fim bateram palmas e sairam da sala de cinema super satisfeitas - nunca tinha presenciado tal situação com um filme português! E, isto é a realidade!!! (por muito que te custe)
-
Perdoa-me a arrogância, mas tal como diz Lars Von Trier, o público nem sempre tem razão e a maioridade nem sempre está certa. Metade das pessoas que viu Sorte Nula não percebe nada de cinema. É isto o nosso povo, que gosta da pimbalhada e da bimbice. Que idolatra o Sorte Nula e trata Manuel de Oliveira como um snob que só faz filmes para dormir. Que delira a ouvir D'Zrt e não sabe sequer quem é Rodrigo Leão. Essa sim, é a triste realidade!
-
Pois... (tu é que lhe chamaste primeiro de "arrogância" mas, há também outros adjectivos) Ciao!
-
Ate parece que es bom porque nao fazes tu um filme
|
|
<< Home |
|
|
|
|
Sobre Mim |
Name: not_alone
Home: Portugal
About Me:
See my complete profile
|
Previous Post |
|
Archives |
|
Blogs |
|
Links |
|
Template by |
 |
|
por acaso este post merecia ficar com um "sem comentários" luzidio, porque é o que este filme merece. concordo plenamente contigo.